Cirurgia Oncológica

Cirurgia Oncológica

Cirurgia Oncológica

A Cirurgia Oncológica é a especialidade médica que faz parte de uma equipe multidisciplinar no combate ao câncer e tem como enfoque principal o tratamento cirúrgico das neoplasias. Aliado aos oncologistas clínicos e radioterapeutas, ocupa posição de destaque na terapêutica dos pacientes com neoplasias.

Hoje é comprovado, através de estudos científicos que a presença de um cirurgião oncológico treinado em uma equipe multidisciplinar representa um fator prognóstico importantíssimo para os pacientes acometidos por tumorações malignas. Portanto, cada vez mais se faz necessária a presença desse profissional nos centros de excelência de combate ao câncer.

O cirurgião oncológico é treinado para realizar cirurgias nos aparelhos gastrointestinal, ginecológico, urológico, além de cirurgias de tumores das mamas, pele e partes moles (tecido conectivo e músculos). Outra área de atuação frequente do cirurgião oncológico é na instalação de acessos vasculares para realização de quimioterapia (colocação de catéter totalmente implantável ou portocath).

A formação de um cirurgião oncológico passa por uma residência médica com 3 anos de duração, com treinamento em todas as áreas da cirurgia oncológica e extensiva troca de conhecimentos com a oncologia clínica, radioterapia e patologia, uma vez que, inserido numa equipe multidisciplinar, precisa ter habilidades e bagagem teórica extensa para uma apropriada inserção no contexto de cada paciente que padece de câncer.

Dr. Guilherme de Oliveira Haubert – Médico Ortopedista Oncológico